quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

SOMBRINHAS

Na Mesopotâmia, há 3400 anos, já existiam artefatos destinados a proteger a cabeça dos reis contra o sol, porque a chuva era uma raridade naquele lugar. Assim como os abanos, eram feitos de folhas de palmeiras, plumas e papiro. 







No Egito, adquiriram significado religioso e na Grécia e em Roma eram tidos como artigo exclusivamente feminino. Só no século XVIII a obstinação do comerciante inglês Jonas Hanway, um apaixonado por guarda chuvas (versão inglesa do guarda sol tropical), conseguiria torná-los dignos também de um gentleman. Embora ridicularizado em vida, após a sua morte, em 1786, os ingleses aceitaram sair à rua munido do acessório nos sempre frequentes dias de chuvas do país.O uso da sombrinha era corriqueiro e ao longo do Império Romano, na Renascença Italiana a peça se popularizasse pela Europa com as francesas  do  século XVII, só no século seguinte, os ingleses adquiriram a ela.








A sombrinha teve seu auge como acessório indispensável de moda na era Vitoriana, usada por mulheres de classe favorecida para proteger sua pele contra o sol e mantê-las sempre brancas, pois pele bronzeada era sinônimo de pobreza.

Os cabos dos modelos originais eram curtos (menos de 70 cm), foram crescendo conforme corriam as décadas sempre foi reto diferente do guarda chuva que era curvo. Alcançaram seu comprimento máximo durante o período eduardiano (1901-1910), de modo que a ponta, quando encostada no chão, deixasse o cabo na altura da mão ou da cintura da mulher. Algumas sombrinhas tinham até um cabo duplo, que podia ser desmontado para facilitar o transporte.
As sombrinhas saíram de moda entre os anos de 1920 e 1930,  quando um leve toque bronzeado na pele passou a ser sinônimo de saúde e de riqueza, uma pele bronzeada passou a identificar a mulher cuja condição financeira lhe permitia férias no litoral.
Foi criado 1950 o modelo prático dobrável, voltou a ser usado em 1960, e até hoje são usadas em diversas situações, seja pela necessidade das intempéries climáticas ou para fazer um estilo.
Então proteja-se do sol e da chuva, ou crie um visual único em grande estilo com as sombrinhas exclusivas que você só encontra na Gloss!!!



Organza Bordada

Artistas Famosos
Gustave Caillebotte - Paris Street

Veneza

Artistas Famosos
Van Gogh - Girassois

Mel Barros
Poá - Estilo Chanel

Artistas Famosos
Degas - Ballet Lesson


Fonte: Blog No Estilo Lilian

Nenhum comentário:

Postar um comentário